TOPONÍMIA

As recentes alterações efetuadas pela Câmara Municipal à Toponímia são a maior evidência de que, afinal, houve alguma precipitação na forma como esta conduziu o processo. Uma delas foi o facto de não cumprir a Lei que obriga a que a mesma solicite um parecer da correspondente Junta de Freguesia. Se tal tivesse ocorrido, certamente, que não estaria a corrigir algumas das situações denunciadas e reivindicadas pelos munícipes. Registamos com natural satisfação que estas alterações tenham sido efetuadas na recente reunião pública de Câmara, 13.04.2016. Contrariamente ao que é afirmado, a posição da Freguesia nunca foi criar qualquer tipo de entrave ou obstáculo neste processo, aliás entendemos que a denominação já deveria ter sido executada e concretizada há bastante tempo. No entanto, não podemos deixar de manifestar que as nossas ruas têm memória e que uma das formas de honrar a dedicação dos nossos antepassados que em muito contribuíram para o desenvolvimento e qualidade de vida dos mondinenses seria a atribuição dos nomes singulares de grandes homens e mulheres mondinenses que deixaram marcas inesquecíveis nesta freguesia. Todos os nomes sugeridos na proposta inicial pela comissão, acabaram por ser rejeitados pelo executivo camarário. Lamentamos e discordamos que tal tivesse acontecido. Não temos quaisquer dúvidas que honrariam a toponímia da Vila. Da mesma forma, não podemos pactuar com a desconsideração tida para com a Freguesia de S. Cristóvão de Mondim por não ter sido escutada, entidade que conhece o seu território e tem uma grande proximidade com os seus fregueses.

A notícia tem um PDF associado.